Tuesday 2 September 2008

Plunct Plact Zum, não vai a lugar nenhum.

A idéia é boa, aliás, copiada de outros lugares http://en.wikipedia.org/wiki/Community_bicycle_program
O negócio foda é o abrasileiramento, ou diria, APAULISTAMENTO (paulista adora entrar em fila e complicar coisas simples) imediato do negócio, com a burocratizacão... Cadastro, cheio de regras minúsculas que só servem para ser descumpridas, termo de responsabilidade, cartão de crédito, documento com foto, duas vias, assinado por 3 testemunhas, abencoado por um padre, carimbado, registrado, rotulado, avaliado se quiser pedalar...Plunct Plact Zum! Num negócio que era pra ser prático. Mais uma vez tentar encobrir o cheiro de podre com perfume... Ou alguém quer apostar que a parada vai ser tratada como projeto modelo e no guiché de empréstimo de bicicleta vai ter no mínimo uns 10 funcionários, usando como uniforme ternos mal cortados e tratando os usuários como Sr.?
(o artigo abaixo é do G1)

Metrô de SP vai emprestar bicicletas para passageiros
Empresa promete funcionamento do serviço ainda neste mês.Sete novos bicicletários estão prometidos na primeira fase do projeto.
O Metrô de São Paulo deve disponibilizar até o fim de setembro o serviço de empréstimo de bicicleta para seus usuários. Segundo a empresa, a medida pode estimular o transporte em duas rodas nos pequenos trajetos, para melhorar o trânsito e as condições ambientais. Inicialmente, 80 bicicletas serão distribuídas em 8 bicicletários ainda em implantação em estações da capital paulista. O ciclista receberá a bicicleta, um capacete e um cadeado gratuitamente, e tem meia hora para devolver o equipamento em outro bicicletário. Se quiser prolongar o tempo de permanência, o usuário paga R$ 2,00 a cada hora. As bicicletas podem ser devolvidas até às 20h do dia do empréstimo. No caso do passageiro precisar ficar com a bicicleta durante todo o dia, será cobrada a diária de R$50,00. Para utilizar o serviço, o interessado deverá preencher um cadastro, assinar um termo de responsabilidade e apresentar o cartão de crédito.


Programa de incentivo

Além do empréstimo, o Metrô divulga que pretende aumentar o número de bicicletários. Desde abril de 2007, existe um destes espaços para estacionamento de bicicletas na unidade Vila Guilhermina-Esperança do Metrô. A promessa é de que até setembro, em uma primeira fase, outros sete espaços sejam instalados nas estações Corinthians-Itaquera, Carrão, Vila Mariana, Paraíso, Sé, Anhangabaú e Marechal Deodoro, totalizando 350 vagas para bicicletas em toda a rede. Para estacionar a bicicleta é preciso fazer um cadastro apresentando um documento com foto. Uma etiqueta numerada de identificação será afixada na bicicleta e um cartão com o mesmo número será entregue ao ciclista. Para retirar, devem ser apresentados o número e um documento com foto. Segundo o Metrô, a segunda fase do projeto deverá instalar bicicletários em mais sete estações: Liberdade, São Bento e Tiradentes, Sumaré, Santa Cecília, Brás e Palmeira-Barra Funda. Estruturas de pára-ciclos, nas quais o ciclista pode usar seu próprio cadeado e sua corrente, serão instaladas em oito estações, com vinte vagas em cada uma: Jabaquara, Belém, Penha, Vila Matilde, Artur Alvim, Capão Redondo, Campo Limpo e Vila das Belezas.

Porra, essa foi tão sintomática que me fez escrever em português!

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